AtraçõesGastronomiaGramadoHospedagemSerra Gaúcha

De história a gastronomia: motivos para conhecer o interior de Gramado

Por 26 de setembro de 2024 Sem comentários

Nas localidades do interior, é possível conhecer mais sobre as origens da cidade que é destino turístico nacional. 

Ninguém tem dúvidas de que Gramado é o lugar favorito dos viajantes. A cidade mais charmosa do Brasil é consolidada como destino turístico nacional, encantando pessoas com seu charme europeu e clima especial, variedade de atrações e infraestrutura completa. 

Por exemplo, no centro e avenidas da cidade estão concentrados as principais atrações e você pode conhecer a Rua Coberta, o Palácio dos Festivais, a Igreja São Pedro e o Museu de Cera. Além disso, você pode ainda desfrutar de lojas, restaurantes e eventos culturais que acontecem durante todo o ano.  Não é à toa que em 2023 Gramado bateu o recorde histórico de 8 milhões de visitantes. São muitas as opções de passeios!  

No entanto, o que torna Gramado ainda mais especial é o seu interior. Nas localidades, como se chamam os bairros da zona rural, não é só a natureza que é destacada, mas também as origens da cidade. 

Então, embarque na nossa jardineira e descubra alguns motivos para conhecer o interior de Gramado que preparamos para você! 

Oportunidade de conhecer a história de Gramado

Passeio Tour Raízes Coloniais em Gramado
Foto: Tour Raízes Coloniais

Mergulhar na história de Gramado é uma maneira única de tornar sua viagem ainda mais significativa e inesquecível. Fundada por imigrantes europeus, principalmente alemães e italianos, a cidade mantém viva as suas origens através das comunidades do interior. 

Nesse sentido, uma ótima opção de passeio é o Tour Raízes Coloniais, realizado pela Brocker Turismo. A atração te leva para onde Gramado começou, nas localidades da Linha Nova e Linha Bonita, possibilitando conhecer a herança cultural dos imigrantes, passada de geração em geração até os dias atuais, passando pela arquitetura típica, hospitalidade até um delicioso café colonial. 

A bordo de uma jardineira, a primeira parada é na Casa Centenária onde há mais de 120 anos a Família Ferrari enraizou-se em Gramado. Construída em madeira sobre um porão de pedras, no local você tem a oportunidade de degustar vinhos, queijos e salames típicos italianos. 

Na segunda parada, o chimarrão ganha destaque com a visita à Ervateira Marcon. No lugar, você conhece de perto o processo artesanal de fabricação da erva-mate, matéria-prima da bebida, que pode ser degustada ao final da visitação.

O terceiro ponto que você visita é o Museu Fioreze. De forma bem humorada, o Sr. Nelson Fioreze conta a história de algumas relíquias que coleciona desde os seus 12 anos de idade. 

O passeio termina com o tradicional Caffé Della Nonna, servido pela Família Foss. No local, você será recebido pela matriarca Dona Zulmira e poderá saborear pães caseiros quentinhos, geleias de frutas, manteiga fresca, queijos, salames, linguiças cozidas e polenta, além de se divertir com músicas típicas italianas. 

Gostou? Siga a Brocker Turismo no Instagram e saiba tudo sobre este passeio! 

Experiência de como é a vida no interior 

Passeio Tour no Vale em Gramado
Foto: Brocker Turismo

O segundo motivo para conhecer o interior de Gramado é poder viver a experiência única de saber como é a vida na zona rural. No caso da cidade serrana, as comunidades do interior são um verdadeiro tesouro cultural, onde as tradições e modos de vida, com influência dos imigrantes que colonizaram a região, se entrelaçam com paisagens de tirar o fôlego! 

Percorrendo as estradas de chão do vale do Quilombo e Linha 28, o Tour no Vale merece a sua visita. Neste passeio, também realizado pela Brocker Turismo, você  conhece mais das culturas italiana e alemã da cidade. 

O primeiro ponto do passeio é o sítio da Família Marcon, onde o casal, Fátima e Vicente, conta a história de seus antepassados no memorial da família, mostrando, por exemplo, objetos que eram utilizados pelos seus pais, o plantio de milho e o manejo com os animais. 

Neste momento, você pode inclusive tratar as ovelhas com as próprias mãos! Para finalizar esta parte do passeio, você faz uma degustação de suco de uva, pães e geleias produzidas pela família.

Em seguida, você visita o Alambique Rossa, onde descobre como é o processo de produção da cachaça, desde a colheita da cana-de-açúcar até a degustação do produto. 

O tour não podia ser finalizado de outra forma a não ser em um saboroso café da colônia! Nesta última parada, a Família Baretta te recebe em uma casa centenária em estilo enxaimel onde funcionava um salão de kerb (festa típica alemã) e onde você pode saborear diversas delícias. Para completar, um violeiro começa a tocar e todos são convidados a dançar e cantar.

Agende-se: o Tour no Vale acontece somente nas quartas-feiras e tem duração de aproximadamente 4 horas. Clique neste link e saiba mais! 

Visitar o único parque de olivoturismo do RS

Parque Olivas de Gramado
Foto: Sergio Azevedo

Você sabia que é em Gramado que está situado o primeiro parque de olivoturismo do Rio Grande do Sul? Localizado na Linha Nova, considerado o marco zero da cidade, o Olivas de Gramado reúne uma plantação de mais de 12 mil pés de oliveiras de seis variedades diferentes, sendo responsável também pelo primeiro azeite de oliva de Gramado.

Perfeito tanto para dias ensolarados quanto chuvosos, no lugar você pode desfrutar de atrações como Trattoria com muita gastronomia colonial, Fazendinha com mini animais, horta orgânica, Bike Voadora, passeio a cavalo, trilhas ecológicas autoguiadas, Tour Rural no Expresso Olivas, Bosque Encantado e Tour Vistas Exclusivas.  

Duas atrações são obrigatórias na sua visita ao Olivas de Gramado. A primeira delas é a Azeiteria, espaço dedicado exclusivamente ao ‘ouro líquido’ e onde você pode conhecer a sala de Degustação Sensorial Harmonizada, imersão 360º, Laboratório, loja com todos os produtos da Grife Olivas e um restobar com drinks autorais e cardápio inspirado em pratos de países produtores de olivas. 

A segunda é curtir o conceituado Olivas Sunset, momento dedicado a despedida do astro-rei. Essa atração acontece todos os dias a partir das 15h,  junto ao prédio principal, e tem vista exclusiva para os olivais e cânions. É inesquecível! Adquira o seu ingresso no link. 

Endereço: Rua Vereador José Alexandre Benetti Linha Nova, 1808 – Gramado
Funcionamento: De quinta a terça-feira, das 10h30 às 18h.
Ingressos: a partir de R$ 69 até R$ 109 (antecipado no site, até um dia antes da visita).

Explorar as belezas naturais de Gramado

Ecoparque Sperry em Gramado
Foto: Divulgação Ecoparque Sperry

Gramado é reconhecida por oferecer opções de lazer para todos os gostos, e se você procura relaxar e se conectar com a natureza durante a sua viagem, um bom motivo para visitar o interior da cidade é explorar as trilhas ecológicas, cachoeiras e cânions do lugar. 

Nesse sentido, o Ecoparque Sperry é uma excelente opção de passeio. O parque preserva uma área de Mata Atlântica com mais de 20 hectares, onde você pode explorar quatro cachoeiras, visitar o museu de história natural, um viveiro de mudas e saborear as delícias do restaurante Bêrga Môtta.

Inspirado no conceito de “comfort food” , o empreendimento funciona aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 15h, servindo pizzas, carnes, massas, risotos e até costelão! 

Acompanhe o Ecoparque Sperry no Instagram e saiba mais sobre esta opção de passeio em Gramado.

Saborear o melhor da gastronomia local

Restaurante Cantibello em Gramado
Foto: TripAdvisor

É impossível visitar Gramado e não provar as delícias da gastronomia típica. Em toda a cidade são inúmeras as opções de pratos como fondue, churrasco, massas e galeto, a la carte, que fica difícil escolher em qual ir primeiro! 

Porém, se você quer uma dica de lugar coringa é o Restaurante Cantibello. A cantina funciona em uma casa centenária de 150 anos, com jardim e deck em meio a natureza única do interior de Gramado. 

Unindo história e o sabor indescritível da comida da nonna, o cardápio do restaurante inclui antepastos, mousse de salame italiano com torradinhas crocantes, lombo de porco com geleias de frutas e pimenta, sopa de capeletti,  massas artesanais com diversos molhos e os famosos risoto de quatro queijos com iscas de filé e risoto agridoce de figo com copa. 

Como toda família do interior, a receita da casa é a rabada com agrião e ragu de carne feita na panela de barro. Já as sobremesas incluem sagu de vinho com creme de baunilha, pudim de leite e fondue de chocolate com frutas. A harmonização fica por conta das opções de drinks, vinhos e chopes.

Endereço: Estrada Professora Elvira A. Benetti Linha 28, Gramado 
Funcionamento: sextas, sábados e domingos, das 12h às 15h.
Telefone: (54) 99161.7128

Hospede-se nos Chalés Fioreze! 

Outro motivo para conhecer o interior de Gramado é viver a experiência única de se hospedar nos Chalés da Família Fioreze! Localizados em meio à uma mata de araucárias na Linha Ávila Alta onde ficava o sítio do nosso avô, esta opção de hospedagem é perfeita para quem está em viagem com a família. 

São duas opções de chalés. A primeira delas possui banheira de hidromassagem e colchão inteligente com massagem vibroterápica, a opção perfeita para quem quer relaxar. Já a segunda versão tem lareira e mini cozinha, na medida certa para quem busca se sentir em casa. 

Além disso, nossos hóspedes (crianças e adultos!) podem se divertir com animais como cabritinhos, coelhos, ovelhas, patos, galinhas e ainda andar a cavalo. Assim como, é possível desfrutar da pescaria esportiva e contemplar a natureza do lugar!  

Ah, e pensando no seu conforto, há estacionamento gratuito na frente de cada chalé, em todos eles podemos colocar o berço para acomodar melhor os bebês e tem wi-fi em todas as dependências. Chame a nossa equipe e faça a sua reserva. Estamos esperando por você! 

Leia também:
Viva a experiência do “Gaúchos – Festival da História, Cultura e Tradição”
Experimente as delícias do Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado 
Causa animal: Fioreze Quero-Quero irá doar taxa pet para a ONG “Amor Sem Raça”

Deixe uma Resposta