O evento acontece de 19 a 29 de setembro em diferentes pontos de Gramado.
Do churrasco ao chimarrão, o Rio Grande do Sul é um estado que encanta milhares de visitantes pelas paisagens únicas de suas cidades, mas também pela preservação e valorização de sua história e cultura.
A presença marcante dos imigrantes europeus, principalmente açorianos, italianos e alemães, que colonizaram o lugar, transparece em cada um dos pratos, música e danças típicas do estado, resultando em um patrimônio cultural único.
Se você está de viagem em Gramado e quer conhecer mais sobre a cultura do Rio Grande do Sul, programe-se para participar do “Gaúchos – Festival da História, Cultura e Tradição”, que acontece de 19 a 29 de setembro.
Setembro foi escolhido para a realização do evento por ser o “mês do gaúcho”. Muita gente não sabe, mas ao longo deste mês são realizados diversos festejos que celebram a cultura gaúcha como a Semana Farroupilha e o Dia do Gaúcho, feriado comemorado no dia 20 de setembro.
Além de marcar o orgulho de ser gaúcho, a data é uma homenagem a famosa Revolução Farroupilha, que teve início em 20 de setembro de 1835 e culminou em 1845 contra a coroa portuguesa em solos gaúchos.
Sem mais delongas, prepara o mate, coloca o teu poncho e vamos conhecer um pouco mais sobre este evento pra lá de especial!
Uma programação para celebrar a cultura gaúcha
Se você adora mergulhar na cultura local durante as suas viagens, a programação do Festival Gaúchos é pra ti!
Ao longo dos dez dias de evento, você terá a oportunidade de assistir apresentações de música e dança tradicionalistas, conhecer um piquete, espaço que remete a tradição e onde acontecem confraternizações e outras atividades que celebram a cultura gaúcha e ainda provar o famoso chimarrão.
Símbolo da socialização e acolhimento entre os gaúchos, a bebida é feita a partir da junção da erva-mate com a água quente colocada em uma cuia, recipiente geralmente feito de porongo. A iguaria é consumida por meio de uma bomba, um tipo de canudo de metal com um filtro na extremidade.
Vale lembrar que as mais de 50 atrações do Festival são gratuitas e acontecem em diferentes pontos de Gramado: Praça Major Nicoletti, Lago Joaquina Rita Bier, Avenida Borges de Medeiros, Rua Coberta e Largo da Borges.
Churrasco de costela!
Você sabia que um dos cortes de carnes mais tradicionais do churrasco gaúcho é a costela? Pois é! E ela será protagonista das atrações gastronômicas do festival. No piquete instalado no Lago Joaquina Rita Bier, você pode participar do Costelaço, na presença de alguns dos maiores assadores do Rio Grande do Sul como Marcos Livi, Schima e Marcelo Sartori. Muita gente não sabe, mas esta iguaria gaúcha pode ficar assando no fogo por até 12 horas!
Outra opção é provar a costela em pratos exclusivos oferecidos em 12 restaurantes da cidade, com a atração “Cozinha Gaúcha”. Pega o caderninho e anota aí os empreendimentos participantes: El Fuego, Mlbk, Di Pietro, Nonno Mio, Piacere, Cantina Pastasciutta, Pastasciutta Rua Coberta, Toro, Vino Lab, Giostra, Felsen e La Braise.
Música e dança gaúchas na Rua Coberta
Ponto turístico clássico da sua viagem a Gramado, a Rua Coberta, abrigará o palco “Querência Ramada”. No local, você pode curtir as apresentações diárias de música e dança gaúchas e conhecer de pertinho nomes de grande relevância como Elton Saldanha, Shana Müller e Renato Borghetti e também novos talentos do cenário musical do estado como os participantes do The Voice Kids Luiza Barbosa e Thomas Machado.
Ah, e se você quiser conhecer mais sobre a música e dança gaúchas, nos dias 22 e 23 de setembro acontece o Festival dos Festivais, um espetáculo de música regional passando pela Milonga, Vanerão, Xote, o Chamamé, a Vaneira, a Valsa e a Rancheira, com artistas de grupos regionais. Então, puxe o seu par e bora dançar!
Já nos dias 28 e 29 de setembro, das 9h às 23h, a Rua Coberta recebe a Dança Rio Grande, competição de danças folclóricas tradicionais do Rio Grande do Sul, que irá premiar as melhores coreografias nas categorias Mirim, Juvenil, Adulto e Veterano, do primeiro ao quinto lugar. Vale a sua torcida!
Atrações para toda a família
Se a família está junto na viagem, não se preocupe, o festival tem atrações para todo mundo! Por exemplo, decoração temática com as cores da bandeira do Rio Grande do Sul (verde, vermelho e amarelo) em toda a cidade, Rádio Poste com programação musical durante todo o dia e avisos sobre as atrações do evento e execução do hino rio-grandense diariamente, às 10h30. Essa atração é um momento de reverência ao estado que em maio deste ano sofreu com as enchentes.
Na frente da Rua Coberta, no Largo da Borges, acontece a exposição Memórias Rio-grandeses com indumentárias, prataria, ferramentas e obras de artistas e estudiosos do Rio Grande do Sul.
Pensando no entretenimento dos pequenos, no piquete do Lago Joaquina Rita Bier, as crianças poderão escutar histórias das lendas gaúchas e conhecer as brincadeiras do Jogo do Osso, Escravos de Jó, chula e tiro de laço. A diversão é garantida!
Pertinho da Rua Coberta e do Largo da Borges, a Praça Major Nicoletti é sede de um espaço da Matería Capitão Rodrigo, onde será contada a história do chimarrão. Além de experimentar diferentes maneiras de degustar o mate, você pode conhecer as origens da bebida símbolo da cultura gaúcha com especialistas do assunto.
Os hotéis da Família Fioreze são a sua casa em Gramado!
Você sabia que os empreendimentos da Família Fioreze estão entre os 10 melhores hotéis de Gramado segundo a plataforma TripAdvisor? Entre os reconhecimentos que já recebemos estão “Acomodações Especiais” (2º lugar – Fioreze Chalés), “Hotéis” (4º lugar – Fioreze Centro, 5º lugar – Fioreze Quero Quero e 7º lugar – Fioreze Primo) e mais recentemente, o Fioreze Quero-Quero recebeu o selo de “Melhor Hotel Pet Friendly do Mundo”, pelo mesmo site.
Além do mais, você fica pertinho de tudo que Gramado tem de melhor, como o “Gaúchos – Festival da História, Cultura e Tradição! Chame a nossa equipe e faça a sua reserva. Estamos esperando por você!