Uma das formas de aproveitar ao máximo uma viagem é tendo experiências gastronômicas incríveis. Gramado possui uma excelente gastronomia, que encanta o paladar de turistas do mundo todo. As comidas mais tradicionais da região são: Fondue, Galeto, Churrasco, e o famoso Café Colonial. Esses pratos, além de proporcionarem muito sabor são uma ótima maneira de conhecer a cultura e as tradições do Rio Grande do Sul e da Serra Gaúcha.
FICARAM CURIOSOS? SAIBAM UM POUCO MAIS SOBRE O NOSSO FAMOSO CAFÉ COLONIAL!
O Café Colonial é uma refeição tradicional da nossa região, está presente principalmente em cidades que tiveram influência Germânica e Eslava, como é o caso de Gramado.
A refeição é composta por uma mesa farta com:
- Pães variados
- Tortas e bolos
- Wafles
- Manteiga
- Queijos
- Presunto
- Salsichas
- Carne de porco
- Bolachas e biscoitos
São servidas bebidas como:
- Leite
- Café
- Chocolate quente
- Vinho
O serviço adotado pelos estabelecimentos geralmente é de sequência e todos os itens são produzidos de forma artesanal diariamente. A refeição costuma ser servida pelos restaurantes em diversas horas do dia, em Gramado o horário de funcionamento geralmente é das 11 às 23 horas. Pela fartura da refeição, o café colonial é uma refeição que substitui tranquilamente o almoço ou jantar, geralmente é consumida no vespertino.
CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE A HISTÓRIA DO CAFÉ COLONIAL!
O Café Colonial recebeu influências das tradições de alguns povos que participaram da colonização da região Sul, povos Germânicos, como Alemães e Austríacos, povos Eslavos, como Poloneses e Russos, e também sofreu influência dos Itálicos e Iberos.
O Café Colonial surgiu no Sul do Brasil, onde há forte influência da cultura alemã, devido a imigração durante os séculos XIX e XX. Os colonos, como foram chamados os imigrantes que vieram com a finalidade de trabalhar em pequenas propriedades rurais, tinham o costume de tomar um reforçado café da manhã, e ir trabalhar no campo.
Os cafés coloniais se tornaram conhecidos devido à procura de viajantes, que ao chegarem em regiões pouco movimentadas onde não havia hotéis ou mesmo restaurantes, ou em horários em que estes se encontravam fechados, eram acolhidos pelos colonos. Os moradores atendiam os viajantes, oferecendo alojamento e refeições, e colocavam à mesa o que havia de melhor dentro de seus costumes. O café colonial já era tradicional nas festas do interior das regiões colonizadas por Alemães e Italianos.
Gostou?
Que tal ler mais sobre 5 razões para visitar a Rua Coberta de Gramado?
Hospede-se em Gramado nos Hotéis Fioreze e viva esta experiência!