GramadoHospedagemSerra Gaúcha

8 passos para organizar a sua viagem para Gramado

Por 9 de agosto de 2024 agosto 10th, 2024 Sem comentários

A cidade é um dos 10 destinos mais procurados por brasileiros para passar as férias, segundo levantamento da plataforma Booking.com.

Queridinha dos gaúchos e consagrada como ponto turístico nacional, Gramado é um dos destinos mais procurados por brasileiros para passar as férias, segundo um levantamento da plataforma Booking.com. Afinal, a cidade é indicada para todos: destino romântico para casais, com atrações divertidas para as crianças e com ótimas atividades para viajantes 60+.

Mas, na hora de planejar a sua viagem para a cidade mais charmosa do Brasil, sabemos que sempre surgem algumas dúvidas como: quanto tempo ficar em Gramado? Onde se hospedar? Quais experiências vivenciar? 

Para te ajudar nessas respostas, separamos algumas dicas de como organizar a sua viagem para Gramado. Vamos fazer o check list juntos? 

Passo 1: fique atento à documentação! 

Depois de escolher Gramado como destino de sua viagem, é muito importante pesquisar quais são os documentos obrigatórios para viajar. 

Em viagens nacionais, são exigidos carteira de identidade com foto recente, ou qualquer outro documento de identificação com foto, como passaporte, carteira de trabalho e CNH.

Esses documentos são solicitados independente do meio de transporte da viagem (avião, ônibus, trem). Em alguns casos, o CPF também pode ser exigido, então, tenha todos esses documentos em mãos!

Passo 2: pesquise passagens aéreas com antecedência

Um dos passos mais importantes antes da viagem, e um que pode ter maior custo, são as passagens aéreas. Para economizar nos bilhetes, uma dica é pesquisar com bastante antecedência e em diferentes companhias aéreas. 

Uma boa ferramenta para comparar valores são os chamados “sites comparadores”, que indicam as melhores condições de passagens. Algumas opções são a Latam Airlines, Skycanner e Voopter.   Outra opção também é procurar agências de viagens confiáveis, que muitas vezes facilitam as formas de pagamento e trabalham com tarifas diferenciadas.

Passo 3: defina o período da sua viagem em Gramado 

Escolhido o destino e tendo feita a organização dos documentos, é hora de definir quantos dias você pretende ficar em Gramado e começar a planejar o seu roteiro.

A duração da viagem pode variar, um dia, um final de semana, uma semana ou até mesmo um mês! Para conhecer tudo o que Gramado tem de melhor, aconselhamos ficar entre três e sete dias na cidade. Mas qualquer tempo passeando por aqui será inesquecível. 

Passo 4: planeje os gastos da sua viagem

Com os dias de viagem definidos, o terceiro passo do nosso check list é pensar nos gastos médios que você vai ter durante a sua hospedagem na cidade. Uma ótima dica é pensar na média de gastos por dia. Assim, depois é só somar ao período total da viagem.  

Lembrando que essa é apenas uma média de valor. Para evitar apertos durante a sua viagem, deixe uma margem de valor maior do que o esperado. Considere como gastos essenciais: alimentação, passeios, transporte, hospedagem, passagens aéreas, seguro viagem (opcional) e gastos extras como souvenirs e farmácia, por exemplo. 

E, claro, pesquise o valor das atrações e restaurantes. Gramado também tem muitas atrações gratuitas, que você pode incluir no roteiro para curtir a viagem.

Passo 5: faça um roteiro de passeios e experiências

A parte mais divertida do check list é a escolha dos passeios e experiências que você deseja conhecer e viver em Gramado. A cidade conta com atrações para todos os gostos e idades como parques e museus, além de experiências gastronômicas obrigatórias, como o fondue e café colonial. 

Por exemplo, ao comprar os ingressos para museus, parques e restaurantes com antecedência você paga mais barato e ainda evita filas, podendo aproveitar muito mais cada atrativo. Também há opções de combos de experiências, onde você paga um único ingresso e utiliza em várias atrações. 

Outra dica, é separar os atrativos e experiências por dia e proximidade uns com os outros. Assim, os que são mais próximos você pode fazer no mesmo dia. Afinal, ninguém quer ficar mais tempo no trânsito do que aproveitando a cidade, não é mesmo?

Clique neste link e confira “10 atrações para curtir Gramado em dias de chuva”. 

Passo 6: organize a sua mala

Fácil para uns e difícil para outros, chegamos no passo de organizar a mala de viagem. Mas, antes de escolher os itens, é muito importante conferir no site da companhia aérea o que é permitido levar e o peso máximo permitido.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), são permitidos 10 quilos para a bagagem de mão (na cabine), bolsa ou mochila leve e pequena que possa ser armazenada debaixo de seu assento entram como item pessoal e não tem peso definido e 23 quilos para malas maiores, despachadas na aeronave.

Nas malas de mão, você pode agrupar itens como dinheiro, documentos, chaves, remédios, eletrônicos e líquidos (embalagens de no máximo 100ml). Uma regra muito importante é que, no caso dos líquidos, eles devem ser guardados em embalagens transparentes. 

Já na mala despachada, você pode colocar suas roupas, sapatos, bolsas e outros pertences que serão usados durante a sua hospedagem em Gramado. Para facilitar, uma dica é deixar uma muda de roupas na mala de mão, caso surja algum imprevisto com a sua bagagem. 

Se você visitar Gramado no inverno, lembre-se de trazer muitas roupas quentinhas, para curtir a estação mais fria do ano na cidade. Para isso, leia o post “Inverno em Gramado: saiba o que levar na mala para curtir a estação mais fria do ano na cidade“.

Passo 7: não esqueça de passar na farmácia antes de viajar! 

Na hora em que estiver organizando a mala, uma ótima dica é dar uma passadinha na farmácia e comprar alguns remédios para a viagem, afinal, imprevistos podem acontecer e temos que estar preparados! 

Inclua na sua lista: termômetro, algodão, curativos e remédios para dor de cabeça, enjôo, dor de estômago, dor muscular, febre, alergia e os controlados se  faz uso contínuo. Assim, você não passará apertos na sua viagem para Gramado.

Passo 8: se hospede nos hotéis da Família Fioreze! 

O último passo do nosso check list é fazer a sua reserva em um dos hotéis da Família Fioreze! Nós oferecemos cinco opções de hospedagem na cidade:  Fioreze Quero-Quero, Fioreze Chalés, Fioreze Primo, Fioreze Centro e Fioreze Origem

Não sabe em qual deles ficar? Confira qual dos nossos hotéis é o ideal para você neste link. Estamos esperando por você em Gramado! 

Deixe uma Resposta