
Em pouco menos de uma semana, dá para viver uma experiência completa nas duas cidades.
Planejar uma viagem de 4 dias para Gramado e Canela é uma excelente maneira de explorar o melhor da Serra Gaúcha, em dois dos destinos mais encantadores do Sul do Brasil.
O tempo da viagem é ideal para conhecer com calma as principais atrações, desfrutar da gastronomia local e se encantar com as paisagens naturais da região. Neste post, a Família Fioreze preparou para você um guia completo com o que fazer em cada dia, dicas de passeios, restaurantes e, claro, hospedagem. Leia o conteúdo até o final e confira:
Dia 1: Chegada em Gramado e passeio pelo centro

O seu primeiro dia na Serra Gaúcha começa com o check-in no hotel da Família Fioreze que você escolheu, seja ele o Fioreze Quero-Quero, Chalés Fioreze, Fioreze Primo, Fioreze Centro, Fioreze Origem ou Hotel Cabanas Tio Müller.
Com as malas acomodadas e tendo tomado o melhor chocolate quente de Gramado em nossa recepção, neste primeiro dia na cidade sugerimos passeios pelo centro da cidade como na Rua Coberta, na Igreja Matriz São Pedro e no Palácio dos Festivais. Todas essas atrações estão localizadas na Avenida Borges de Medeiros, a principal rua de Gramado!
Outra sugestão para este primeiro dia, é fazer o passeio de Bustour, o tradicional ônibus panorâmico vermelho da Serra Gaúcha que tem parada nos principais pontos turísticos de Gramado e Canela. Desta forma, você pode escolher quais atrações quer visitar com mais calma ao longo dos seus 4 dias na região.
Para o jantar, nossa recomendação é desfrutar dos restaurantes de gastronomia italiana que têm em Gramado e provar o clássico massa, galeto, polenta e maionese. Entre as melhores opções estão o restaurante Mamma Mia, a Cantina Pastasciutta, o Nonno Mio, Di Paolo e a Famiglia Guimarães.
*As dicas para este dia podem ser usufruídas por todos os tipos de público, desde casais, a famílias, crianças e até mesmo pessoas com mais de 50 anos.
Dia 2: Lago Negro, Mini Mundo e Fornos Coloniais

Depois de tomar aquele café da manhã colonial que só os hotéis da Família Fioreze oferecem para você, é hora de curtir o segundo dia na Serra Gaúcha. Ainda passeando por Gramado, neste dia sugerimos conhecer o icônico Lago Negro, onde você pode fazer uma caminhada e contemplar a paisagem ímpar do lugar, fazer um piquenique e, claro, passear de pedalinho, os clássicos cisnes que levam até o meio do Lago!
Depois de conhecer esse atrativo, uma ótima opção é visitar a cidade em miniatura, o Mini Mundo, localizado bem pertinho do Lago Negro. Uma das atrações mais amadas de Gramado, no parque você tem a oportunidade de admirar réplicas em uma escala 24 vezes menor que o tamanho original de lugares como a Igreja de Ouro Preto, o Jardim Botânico de Curitiba e até mesmo a Torre Eiffel, de Paris!
Da cidade em miniatura, você pode conhecer no segundo dia na Serra Gaúcha ainda os famosos Fornos Coloniais, localizados bem do ladinho da Estação Rodoviária. Uma das principais atrações da cidade, no espaço você tem a oportunidade de provar o clássico pãozinho de linguiça ou queijo e comprar muitas outras delícias produzidas por moradores do interior de Gramado como pães caseiros, cucas e biscoitos.
Para finalizar o dia, nada melhor do que relaxar, não é mesmo? E isso você pode fazer na recepção do hotel da Família Fioreze em que estiver hospedado. Algumas de nossas unidades contam inclusive com lareira para você se aquecer do friozinho típico desta época do ano na cidade!
*As dicas para este dia podem ser usufruídas por todos os tipos de público, desde casais, a famílias e pessoas com mais de 50 anos. Já o Mini Mundo e passeio de pedalinho no Lago Negro são uma ótima opção para curtir Gramado com as crianças!
Dia 3: Snowland e experiência do fondue

Já no terceiro dia em Gramado, uma boa pedida é aproveitar o primeiro parque de neve indoor das Américas, o Snowland. Com temperaturas de até -5ºC, o parque é uma ótima opção para curtir os dias chuvosos e inclui mais de dez atrações para aproveitar, combinando esportes e brincadeiras, gastronomia e compras.
Por exemplo, ao adquirir ingresso para o Snowland, você tem a oportunidade de conhecer o “Vilarejo Alpino”, onde é possível patinar no gelo, sentir a emoção de esquiar na neve através do simulador 7D, tirar fotos divertidas no espaço “Escavação Arqueológica” e ainda se deliciar com a gastronomia do “Pub da Montanha” e também adquirir lindos souvenirs no espaço de compras.
Para se esquentar depois de um dia inteiro de passeio no parque de neve, uma dica de jantar é experimentar o famoso fondue de Gramado. Servido em formato de “sequência”, o cardápio possui três etapas, como se fosse entrada, prato principal e sobremesa. São elas: fondue de queijo, fondue de carnes e fondue de chocolate, todos com acompanhamentos que são o grande diferencial do prato e tornam a experiência gastronômica ainda mais especial.
Uma das vantagens da sequência de fondue é: você pode comer à vontade, pagando um valor fixo, geralmente entre R$ 99 e 270. Entre as nossas sugestões para provar a iguaria estão Vue de la Vallée, Catherine Gramado, MLBK Restaurante e Chalezinho Gramado.
Se você estiver em Gramado com as crianças, uma ótima opção é o fondue temático “A Era do Fogo”, localizado próximo ao NBA Park. O restaurante oferece a iguaria “mais cavernosa da cidade” através de uma experiência direto da Idade da Pedra. É imperdível!
*As dicas para este dia podem ser usufruídas por todos os tipos de público, desde casais, a famílias, crianças e até mesmo pessoas com mais de 50 anos.
Dia 4: passeie em Canela

Agora que você conheceu bastante Gramado, é hora de dar um pulinho na sua cidade vizinha, Canela, localizada a aproximadamente 10 minutinhos de distância. E para iniciar o tour, nada melhor do que conhecer um dos principais atrativos do lugar: o Parque do Caracol!
A atração tem a vista mais exclusiva da Cascata do Caracol, uma queda d’água de 131 metros, além de possibilitar que você embarque em uma jornada na natureza conhecendo ainda o Deck da Cascata do Moinho, o Observatório – A Torre Araucária e a Casa Raízes. Ideal para curtir o dia, você também pode fazer um churrasco no Parque do Caracol, já que o lugar conta com 12 churrasqueiras de uso gratuito – é possível alugar espetos, grelhas e comprar carvão diretamente no local.
Outra opção, é se aventurar no Salto de Pêndulo. A experiência, oferecida nas modalidades individual e duplo, permite saltar em queda livre de uma altura de 140 metros, em uma velocidade que pode chegar a 125km/h com duração de quatro segundos. É pura emoção!
Após o seu passeio no Parque do Caracol, não deixe de dar um pulinho no Parque Bondinhos Aéreos, localizado ao lado do atrativo. O lugar oferece um passeio único de teleférico, proporcionando uma vista especial da Cascata do Caracol, além do “Aerozuum”, uma montanha-russa suspensa de 30 metros de altura, que faz curvas de 30º em uma velocidade entre 20 e 30km/h, combinando emoção e natureza.
Ainda na “Estrada do Caracol”, uma outra dica é conhecer o Skyglass, a primeira plataforma de vidro da América Latina e uma das maiores do mundo! Lá, você pode contemplar a vista única do Vale da Ferradura e até se aventurar no “Abusado”, um passeio em cadeiras suspensas que desafia a gravidade! E aí, você tem coragem?
*As dicas para este dia podem ser usufruídas por todos os tipos de público, desde casais, a famílias, crianças e até mesmo pessoas com mais de 50 anos. Porém, pessoas com algum tipo de dificuldade de mobilidade, devem tomar cuidado nas atividades de aventura e trilhas mencionadas.
Explore outras atrações de Gramado e Canela!
Os passeios que sugerimos acima são apenas algumas das opções do que fazer em Gramado e Canela em quatro dias. Durante a sua estadia na Serra Gaúcha você pode encaixar atividades – caso decida estender mais a sua viagem – ou substituir alguns passeios por outros, como:

Alpen Park: localizado no interior de Canela e perfeito para quem ama aventura, o Alpen Park tem como atrações tirolesas, prática de arvorismo, passeios de quadriciclo cinema 4D, a famosa montanha-russa “Fogo do Dragão” e o primeiro Trenó Alpino do Brasil. O atrativo permite andar por trilhos em meio à natureza em uma velocidade que pode chegar a 40km/h. Além disso, há ainda o Castelo Alpen Kids, Alpen Car (carrinho de bate-bate), a Arena Big Land com fliperamas antigos em tamanhos gigantes e espaços de contemplação, completam a experiência.

Vitivinícola Jolimont: em funcionamento desde 1948, a Vitivinícola Jolimont também é uma ótima opção de passeio. Na sede da empresa, localizada um pouco mais adiante do Alpen Park, você tem a oportunidade de descobrir os segredos por trás dos rótulos, explorar os parreirais da empresa, conhecer mais sobre a história da vinícola mais charmosa de Canela e ainda participar de uma degustação especial que vai conquistar o seu paladar! Então, não deixe de visitar esse ponto turístico único da Serra!

Catedral de Pedra de Canela: outro passeio para aproveitar o melhor de Gramado e Canela é visitar a imponente Catedral de Pedra. Erguida entre 1953 e 1987, a atração está localizada bem no centro da cidade e possui uma icônica torre de 65 metros de altura! Em seu interior, é possível conhecer um pouco da história do monumento, seus 12 sinos de bronze, vitrais coloridos que representam a Ladainha de Nossa Senhora, quadros da Via Sacra feitos em madeira e argila e o altar esculpido em madeira que representa a Santa Ceia.
Uma boa opção, é programar o passeio para o final do dia e assistir uma missa na igreja, que acontece todos os dias a partir das 18h. É uma experiência memorável!

Parque Terra Mágica Florybal: atrativo perfeito para curtir com a família, já que oferece atividades para crianças e adultos, o Parque Terra Mágica Florybal tem mais de 40 atrações, incluindo Mina de Chocolate, fábrica artesanal de chocolate com degustação, Castelo Medieval com praça de alimentação, playground, além de outras atrações como tirolesa, montanha-russa e cinema 7D. Por isso, vale tirar um tempinho durante a sua viagem para explorar esse espaço mágico de Canela!

Parque Mundo a Vapor e Roda Canela: única atração do mundo voltada à evolução do vapor, o Parque Mundo a Vapor proporciona uma experiência única para quem o visita. Por exemplo, muita gente não sabe, mas, a sua fachada – a mais icônica da Serra Gaúcha – representa um evento histórico ocorrido em Paris, no dia 22 de outubro de 1895, onde um trem não conseguiu parar na estação e acabou atravessando uma parede, ficando pendurado na fachada da Gare Montparnasse. Demais, não é?
Já ao seu lado, está localizada a Roda Canela. Novidade da Serra Gaúcha, a atração possui 52 metros de altura e 30 cabines climatizadas com vista panorâmica da cidade. Proporcionando uma experiência tranquila e segura, a Roda Canela é uma ótima opção se você estiver na Serra Gaúcha com a família, por exemplo, e a volta completa dura cerca de 20 minutos.

NBA Park: se você é amante de esportes, um ótimo passeio é conhecer o famoso NBA Park. Em mais de 4.000m², o atrativo é o primeiro parque temático permanente da NBA no mundo! No local, você tem a oportunidade de conhecer um museu com cerca de 25 itens autografados por lendas do basquete como Michael Jordan, LeBron James e Larry Bird; pisar em uma quadra oficial estilo NBA (e assistir a jogos!); se divertir com desafios interativos; ser árbitro por um dia no Replay Center; conhecer vestuários temáticos e brincar em jogos de realidade virtual. Cá entre nós, é imperdível, né?

Garden Park e Le Jardin: outras sugestões de passeios são os famosos parques de flores de Gramado, o Garden Park e o Le Jardin Parque de Lavanda. Com mais de 50 mil mudas de flores e 100 mil árvores, incluindo carvalhos e plátanos canadenses, o Garden Park dispõe de nove caminhos para você conhecer, entre eles: de azaléias, lavandas, roseiras, carvalhos, rio e trilhas com pontes, cascatas, túneis e mirantes.
Inspirado nos campos de lavanda da França, o Le Jardin também oferece uma experiência de contemplação da natureza com seus mais de 10.000 pés de lavanda e dezenas de outras espécies florais cultivadas em canteiros cuidadosamente desenhados. No parque, você pode usufruir ainda de um charmoso bistrô, ideal para saborear um clássico apfelstrudel (torta de maçã) e chá entre as flores, e uma loja temática que oferece desde cosméticos a óleos essenciais, sachês e produtos aromáticos de lavanda.
*As dicas para este dia podem ser usufruídas por todos os tipos de público, desde casais, a famílias, crianças e até mesmo pessoas com mais de 50 anos.
Empório da Família Fioreze e checkout
Antes de se despedir da Serra Gaúcha não deixe de conhecer o Empório da Família Fioreze, localizado nos hotéis Fioreze Centro, Fioreze Primo, Fioreze Origem e Chalés Fioreze. Neste espaço, você pode adquirir diferentes tipos de lembrancinhas como geleias, suco de uva, chocolates, licores, espumantes, queijos, salames, mantas e aromatizantes, feitos por produtores locais e por marcas tradicionais de Gramado que, assim como nós, tem o legado de ser uma empresa familiar.
Também, no seu último dia na Serra Gaúcha, recomendamos que você reserve umas horinhas para passear mais um pouquinho pelo centro da cidade para depois fazer o check-out no hotel da Família Fioreze; que foi a sua casa durante a viagem a Gramado. Não vemos a hora de te receber de volta!
Antes de finalizarmos esse conteúdo, seguem algumas dicas extras que nós preparamos para o seu roteiro de 4 dias em Gramado e Canela:
- Traga roupas quentes mesmo fora do inverno;
- Reserve os restaurantes e atrações com antecedência, principalmente se você vier na alta temporada (inverno e Natal Luz);
- Alugue um carro. Isso facilita muito os deslocamentos entre Gramado e Canela.
Agora sim, você percebeu que um roteiro de 4 dias em Gramado e Canela permite uma imersão completa na cultura, natureza e gastronomia da Serra Gaúcha, não é mesmo? Seja no inverno ou no verão, na primavera ou no outono, os destinos são uma ótima opção de viagem em qualquer época do ano. Então, se você gostou do roteiro, compartilhe com quem vai viajar com você!


