AtraçõesGramadoHospedagemSerra Gaúcha

Confira 9 passeios para o público 50+ em Canela e Gramado

Por 4 de outubro de 2024 outubro 7th, 2024 Sem comentários
Igreja São Pedro em Gramado

De acordo com a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), 79% do público considerado maduro tem como prioridade viajar. 

As cidades de Canela e Gramado, na Serra Gaúcha, são destinos que se destacam pela diversidade de atrações e por atenderem a viajantes de todas as idades e perfis. Da mesma forma que a região atrai casais apaixonados e crianças, também oferece passeios para o público considerado maduro, combinando natureza, cultura e gastronomia.

E nesse sentido, engana-se quem pensa que a idade é um fator que atrapalha viagens. Com mais qualidade de vida e tempo disponível, 79% do público 50+ tem como prioridade viajar, de acordo com uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV). 

Se você faz parte desse time e está planejando conhecer a Serra Gaúcha em breve, confira nove sugestões de passeios em Canela e Gramado que nós da Família Fioreze separamos pra ti! Afinal, queremos que você tenha a melhor experiência possível. Vamos juntos montar esse roteiro? 

Paróquia São Pedro – Gramado

Localizada na famosa Avenida Borges de Medeiros, a Paróquia São Pedro é uma das principais atrações de Gramado e parada obrigatória na sua viagem à cidade. Inaugurada no início da década de 1940, a atração tem uma torre de 46 metros de altura e grande parte do seu revestimento é feito com pedras, o que chama bastante a atenção dos visitantes que por ali passam.

Atração gratuita da cidade, na frente da igreja você pode admirar as doze estátuas em homenagem aos apóstolos de Jesus, incluindo São Pedro, que dá nome ao lugar e também é padroeiro de Gramado. Já dentro da paróquia, é possível admirar mais de perto os seus vitrais e o altar. 

Se você tem interesse em acompanhar uma, elas acontecem de segunda a sexta-feira às 18h30, no sábado às 18h e aos domingos em três horários: às 8h, 10h30 e às 18h30. Siga @igrejasaopedro.gramado e conheça mais deste cartão-postal de Gramado! 

Catedral de Pedra – Canela 

Catedral de Pedra, em Canela

É impossível visitar Canela e não conhecer a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, popularmente conhecida como Catedral de Pedra. Muita gente não sabe, mas em 2010 o lugar foi eleito uma das sete maravilhas do Brasil, e não pode ficar de  fora do seu roteiro!

Com 71 anos de existência, esse cartão-postal foi construído a partir de 1953 em estilo gótico e é todo revestido de pedras, possuindo uma torre de 65 metros de altura onde estão dispostos 12 sinos. 

Uma ótima dica para o seu passeio na Catedral, é visitar a sua torre com vista panorâmica de Canela e acervo de vestes e arte sacra. A atração proporciona uma experiência única e ainda permite conhecer de pertinho os gigantes sinos da igreja. Essa visitação é a única atração paga e tem custo de R$ 20 por pessoa. 

Já se você visitar o lugar à noite, não deixe de prestigiar o espetáculo de som e luzes @luminata.espetáculo. A atração, projetada nas paredes da igreja, é gratuita e acontece diariamente às 20h e 21h. Até 31 de outubro, o espetáculo apresentado é “Recomeço”, uma crônica escrita pela canelense Deise Vaccari que relembra a força do Rio Grande do Sul, suas belezas e sua tradição e que tem narração do jornalista e apresentador Pedro Bial

Acompanhe @catedraldepedracanela no Instagram e fique por dentro de todas as novidades!

Lago Negro

Lago Negro, em Gramado
Foto: Cleiton Thiele

A nossa terceira sugestão de passeio pra ti é conhecer o belíssimo Lago Negro. Construído por Leopoldo Rosenfeld, ex-vice-prefeito de Gramado e grande incentivador do turismo na cidade, depois de um incêndio que durou oito dias e devastou a paisagem em 1942, o lugar é uma ótima opção de passeio ao ar livre. 

Rodeado de ciprestes escuros, álamos claros, azaleias, hortênsias e araucárias, no local é possível fazer um dos programas clássicos e mais procurados por viajantes: andar de pedalinho no meio das águas escuras do Lago! 

Nesse sentido, o ideal é dedicar pelo menos um turno para conhecer o local e poder aproveitar também as suas redondezas, que possui restaurantes, sorveteria, caricaturista, música ao vivo e lojas de artesanato. No lugar, você encontrará ainda diversos souvenirs para levar de lembrança para amigos e familiares!

Pograme-se: o Lago Negro é aberto 24h. Já os pedalinhos funcionam todos os dias, das 8h30 às 18h e tem ingressos a partir de R$ 50. Ah, e se você tem dificuldade de locomoção, o lugar oferece carrinho elétrico para o passeio! 

Estação Campos de Canella e Rua Coberta de Gramado

Estação Campos de Canella
Foto: Divulgação/Estação Campos de Canella

Dois passeios que não podem faltar no seu roteiro são visitar a Estação Campos de Canella e a Rua Coberta de Gramado

Localizada no coração da cidade, a Estação Campos de Canella está situada num local que tem 100 anos de história e preserva as origens mantendo viva a identidade do município, a partir da revitalização da antiga estação férrea. Inclusive, você pode conhecer de perto o trem que percorria a região antigamente! Uma ótima opção é fazer a sua visita pela manhã. Desta forma você pode conhecer o lugar, almoçar em algum dos restaurantes e depois fazer compras nas diversas lojas ali situadas. 

Na cidade vizinha, a Rua Coberta de Gramado também é um passeio obrigatório na sua viagem à Serra Gaúcha. A clássica estrutura de vidro florida de 100 metros de extensão, localizada na rua Madre Verônica, concentra as lojas, cafés e restaurantes mais tradicionais de Gramado! 

Ah, e se você tem viagem agendada para a cidade entre 24 de outubro e 16 de janeiro, ainda tem a oportunidade de assistir a shows e apresentações emocionantes do Natal Luz de forma gratuita no local. 

Passeio Panorâmico Fumacinha 

Fumacinha, tradicional passeio de Gramado
Foto: Divulgação

Circulando pelas ruas de Gramado desde 1979, outro passeio que separamos pra ti é o de Bondinho Fumacinha. Com duração de aproximadamente 1h10, a atração é guiada e passeia pelos principais bairros e ruas centrais da cidade, com parada para caminhada e fotos no Lago Negro! 

A bordo de um típico ônibus antigo, o passeio tem saídas diárias (exceto em dias com clima ruim) às 9h45, 11h, 12h30, 14h e às 15h15, na frente da Igreja São Pedro. 

Parque do Caracol 

Parque do Caracol, em Canela
Foto: Rafael Cavalli

Com a vista mais exclusiva para a famosa e imponente Cascata do Caracol, uma queda d’água de 131 metros de altura, outro passeio indispensável do nosso roteiro é o Parque do Caracol, em Canela.

Localizado em meio à uma mata de araucárias (que produzem o famoso pinhão), o atrativo é uma área de preservação ambiental que reúne, além da Cascata, cachoeiras, trilhas, mirantes, um Observatório Panorâmico com visão 360º do lugar, quadras esportivas, churrasqueiras de uso livre e um passeio de trenzinho na Estação Sonho Vivo; que opera há 30 anos no local.

Para te ajudar a explorar todas as atrações do Parque, na entrada você recebe o “Passaporte na Trilha Perfeita”, um mapa que indica os pontos de visitação e onde, em cada um deles, é possível carimbar o passaporte. No final da visitação, quando completar todos os carimbos, você tem a oportunidade de avaliar a experiência e ganhar uma lembrança. 

Nossa dica é passar o dia no Parque do Caracol para conhecer todos os seus atrativos com calma, almoçar no tradicional Restaurante Sabor e Flor e ainda fazer compras nas lojas situadas na entrada do lugar. O atrativo funciona diariamente, das 9h às 17h.

Saiba mais sobre o Parque do Caracol através do Instagram: @parquedocaracol

Castelinho Caracol

Castelinho Caracol, em Canela
Foto: Viagens Possíveis

Um pouco antes do Parque do Caracol está situado o Castelinho Caracol, outra ótima opção de passeio em Canela. A residência de uma família de descendentes de imigrantes alemães, construída no início do século XX, foi transformada em museu e oferece um passeio nostálgico e cheio de história! 

Inclusive, você sabia que o Castelinho foi uma das primeiras residências de Canela? Comandada pela Família Franzen, no lugar você pode saborear o famoso Apfelstrudel, uma receita feita com maçãs e especiarias que se perpetua há cinco gerações e vem acompanhada de nata (creme de leite fresco) ou sorvete de creme. Aproveite para degustar esta delícia em uma das salas de chá, a experiência fica ainda mais saborosa! 

Desfrute também dos outros atrativos do Castelinho Caracol: bilheteria em uma casa original em “enxaimel”; Casa do Vô onde a Família Franzen morou até a construção do atrativo; Galpões onde você confere uma antiga ferraria e utensílios agrícolas que eram utilizados antigamente e Ponte sobre o Arroio Caracol. 

Demais, não é? Fique por dentro dos horários e programação do Castelinho Caracol através do Instagram @castelinhocaracoloficial

Vá às compras! 

Lojas de chocolate, em Gramado
Foto: Rafael Cavalli

As cidades de Canela e Gramado são repletas de opções de compras, oferecendo uma variedade de lojas que atendem a todos os gostos e estilos. Seja um passeio pela Avenida Borges de Medeiros em Gramado ou nas ruas tranquilas de Canela,  você vai encontrar desde boutiques de moda e lojas de artesanato local, até as famosas fábricas de chocolates e produtos coloniais. Então, durante a sua passagem pela Serra Gaúcha, não deixe de ir às compras! 

Hospede-se nos hotéis da Família Fioreze! 

Acomodação de um dos hotéis da Família Fioreze, em Gramado
Foto: Divulgação/Família Fioreze

Agora que montamos juntos o seu roteiro na Serra Gaúcha, é hora de fazer a sua reserva de hospedagem e nisso a Família Fioreze também pode te ajudar! Temos mais de 40 anos de experiência em atendimento e o nosso compromisso é fazer com que você entre em um de nossos cinco hotéis em Gramado e saia daqui melhor e mais feliz! 

E sabe de mais uma coisa? Todas as nossas acomodações têm localização privilegiada para proporcionar uma experiência única e inesquecível em Gramado. Chame a nossa equipe e faça a sua reserva. Estamos esperando por você!

Leia também:
Experimente as delícias do Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado
5 serviços que só os hotéis Fioreze oferecem para você!
Hospedagem em Gramado: qual hotel Fioreze é o ideal para você?

Deixe uma Resposta