
Sopa no pão e chocolate quente estão entre as delícias que podem ser experimentadas na cidade durante os meses mais frios.
O inverno em Gramado vai muito além das baixas temperaturas e o clima romântico que toma conta da cidade. Durante os meses mais frios, o destino mais charmoso da Serra Gaúcha convida os visitantes a explorar também os sabores típicos da estação como chocolate quente, sopa no pão e vinhos encorpados.
Quer saber mais? Então, leia este post até o final e descubra 6 iguarias que você não pode deixar de experimentar quando estiver em Gramado no inverno e que tornarão a sua experiência na cidade ainda mais especial!
1. Chocolate quente

Visitar Gramado no inverno e não se deliciar com o seu famoso chocolate quente, é como ir à França e não beber vinho. Ou seja, não faz sentido! A bebida está no cardápio de todos os cafés coloniais, lanchonetes e até gelaterias da cidade e, além de ser uma delícia, ajuda a aquecer o corpo nos dias gelados. O que é ótimo, concorda com a gente?
Nesse sentido, uma coisa que muita gente não sabe, é que é possível provar o melhor chocolate quente de Gramado de graça. Isso mesmo que você leu! Basta estar hospedado em um hotel da Família Fioreze. A nossa versão do chocolate quente é reconhecida como a melhor da cidade pelos nossos hóspedes e fica à sua disposição em nossas recepções.
Então, já sabe: antes ou depois de sair para aproveitar o inverno de Gramado, deguste o chocolate quente da Família Fioreze!
2. Pinhão

Outra iguaria que você não pode deixar de experimentar durante o inverno de Gramado é o pinhão. Você não sabe o que é? Tá tudo bem, a gente te explica: o pinhão é a semente do pinheiro, a famosa araucária da Serra Gaúcha, que pode ser ingerido como alimento. Trata-se de um fruto seco de cor clara que se caracteriza pelo seu sabor inconfundível e faz muito sucesso aqui no Sul.
Você pode degustar o pinhão de diversas maneiras, mas as mais usuais delas são o cozido em água salgada fervente, depois basta descascar e saborear; “sapecado” (dourado) no fogão à lenha, forma mais comum de consumi-lo; e ainda no formato de “paçoca”, onde a semente é cozida depois moída e incrementada com linguiça, bacon, carne moída e temperinho verde. É uma delícia!
Ah, e se você estiver hospedado em um dos nossos hotéis, pode provar o pinhão de forma gratuita em nossas recepções. A famosa iguaria que faz parte da nossa identidade local e é uma experiência autêntica, cheia de sabor e tradição fica à sua disposição durante toda a temporada de inverno. Não deixe de experimentar!
3. Sopas e caldos

No inverno, nada melhor do que uma sopa ou caldo para se esquentar, não é mesmo? Ainda mais com as temperaturas perto de zero grau de Gramado! Portanto, uma iguaria que não pode deixar de ser experimentada por você que está aproveitando o inverno na cidade, é a sopa do pão.
Um tanto quanto inusitada, a refeição consiste em um pão italiano recheado com uma sopa bem encorpada, que pode ser de capeletti ou legumes. Quente e saborosa, a iguaria geralmente é servida com queijo ralado e temperinho verde (salsa e cebolinha) como acompanhamentos.
Deu água na boca? Você pode provar a iguaria em alguns dos restaurantes mais tradicionais da cidade como Casa Di Pietro, Padaria São Pedro e Brûlée Bistrô.
4. Chimarrão com cuca

Uma combinação clássica do inverno de Gramado que você não pode deixar de experimentar quando estiver na cidade é o “chimarrão com cuca”. Tradição mantida até os dias de hoje pelas comunidades do interior, a experiência consiste em tomar o chimarrão, bebida típica do Sul feita à base de erva-mate, e comer cuca, iguaria da culinária alemã, feito com massa à base de manteiga, ovos, açúcar, farinha e coberto por uma farofa crocante.
“É de comer ajoelhado”, como diz o ditado! Um ótimo momento para degustar a combinação, é no fim de tarde, logo depois que você voltar dos passeios e antes do jantar. Assim, você estará fazendo como manda a tradição e poderá aproveitar Gramado sob novas perspectivas.
5. Queijos, salames e vinhos

Se você está curtindo o inverno de Gramado, uma dica para complementar a experiência na cidade é degustar os seus queijos, salames e vinhos, iguarias que harmonizam super bem com as baixas temperaturas, além de serem uma delícia!
Podendo ser uma refeição, aquele “lanchinho” no meio da tarde ou mesmo antes do jantar e até aquele petisco durante a pausa entre um passeio e outro, a dica aqui é degustar os produtos enquanto contempla as paisagens e clima da cidade que ganham tons especiais no inverno.
Entre os lugares onde você encontra tábuas com as iguarias e vinhos para harmonizar estão a Queijaria Regência, Chaulet Salamaria e Cutelaria e Budega’s Queijos e Vinhos. Não deixe de viver essa experiência!
Quentão

Claro que na nossa lista de iguarias para provar no inverno em Gramado não poderia faltar o quentão. Apesar da origem incerta – teorias afirmam que a bebida surgiu no interior de Minas Gerais e São Paulo e outras que a mesma tem raízes na Europa – uma coisa é fato: a iguaria foi criada com o objetivo de aquecer as pessoas no inverno!
Originalmente feito com cachaça, açúcar e especiarias como o cravo-da-índia, hoje a forma mais comum de encontrar a bebida é com vinho, porém, utilizando dos mesmos ingredientes e especiarias aromáticas.
Em Gramado, você pode experimentar o quentão na Casa do Colono (do ladinho da rodoviária), na Casa da Velha Bruxa e também na Villa Santa Claus. Se você provar, gostar e quiser fazer em casa, compartilhamos abaixo uma receita super simples de quentão.
Você vai precisar de:
- 2 litros de vinho tinto suave
- 200ml de água
- Meio copo de cachaça
- 1 e ½ copo de açúcar
- 2 pauzinhos de canela
- 12 cravos-da-índia (ou a gosto)
- 8 rodelinhas de gengibre (ou a gosto)
O preparo é muito simples e leva em torno de 20 minutinhos para ficar pronto: você mistura todos os ingredientes e leva ao fogo em uma panela. Quando levantar fervura, deixe por mais 10 minutos. Em seguida, é só servir e apreciar. Mas, lembre-se: o quentão deve ser ingerido quente.
Agora que você já sabe quais iguarias deve provar no inverno em Gramado, é hora de fazer a sua reserva de hospedagem em um dos hotéis da Família Fioreze. Além de muito conforto, nossas unidades estão próximas dos principais restaurantes e pontos turísticos da cidade, proporcionando pra ti a melhor experiência na Serra Gaúcha. Vem, nossa família espera por você!


