AtraçõesEventosGramadoHospedagemInvernoPet FriendlySerra GaúchaViagem

Participe do 53º Festival de Cinema de Gramado!

Por 30 de julho de 2025 Sem comentários

Um dos eventos de cinema mais importantes do país acontece de 13 a 23 de agosto.

Imagine estar caminhando pelas charmosas ruas de Gramado em agosto, conhecendo a Rua Coberta e curtindo o famoso friozinho da Serra Gaúcha quando, de repente, você cruza com uma celebridade do cinema nacional. Parece cena de filme, mas é só a realidade da cidade durante o Festival de Cinema de Gramado, que chega à sua 53ª edição entre os dias 13 e 23 de agosto.

Consagrado como um dos maiores e mais importantes festivais de cinema do país, o evento reúne exibições de filmes longas e curtas-metragens gaúchos e brasileiros, além de sessões infantis, debates, mostras paralelas, homenagens a grandes nomes da telona  e exibição hors concours.  

Então, se você tem viagem agendada para Gramado em agosto, não deixe de incluir o Festival de Cinema de Gramado no seu roteiro de experiências a serem vividas na cidade. Mas, antes, conheça um pouco mais desta edição com informações que nós, da Família Fioreze, separamos para você! 

Conheça os homenageados da 53ª edição

Um dos pontos altos do Festival de Cinema de Gramado são as suas homenagens, que levam até a cidade mais acolhedora do Brasil, grandes personalidades nacionais e internacionais do audiovisual. E se você ama um spoiler, nomes como Rodrigo Santoro, Marcélia Cartaxo e Mariza Leão estão entre os confirmados desta edição

Presença de grandes nomes da sétima arte brasileira

Tapete Vermelho do Festival de Cinema de Gramado.
Foto oficial: Cleiton Thiele/Agência Pressphoto

Quando se fala em Festival de Cinema de Gramado, logo vem à mente a presença de artistas no famoso e imponente Tapete Vermelho do evento, situado na Rua Coberta, em frente ao Palácio dos Festivais. É lá que milhares de espectadores se reúnem em busca de uma foto com o seu ídolo. 

E não é para menos: na sua 53ª edição, entre os artistas confirmados estão Edson Celulari, Caio Blat – que também é um dos curadores do festival-, Bruna Linzmeyer, Ícaro Silva, Johnny Massaro e Araci Esteves

Demais, não é? Uma dica para ficar pertinho de todas essas personalidades é chegar cedinho na Rua Coberta e garantir o seu lugar bem próximo à grade. Quanto mais na frente você ficar, maiores são as chances de conseguir um registro com o seu artista favorito. 

Participe do Festival de Cinema de Gramado! 

Palácio dos Festivais, em Gramado.
Foto: Edison Vara/Agência Pressphoto

Você sabia que pode assistir às exibições dos filmes dentro do Palácio dos Festivais, passar pelo Tapete Vermelho, assistir às premiações e homenagens e ainda ficar pertinho dos artistas? Isso mesmo que você leu! 

Para viver essa experiência única com o melhor do audiovisual em Gramado, basta adquirir ingresso para o dia desejado. Os bilhetes já estão disponíveis no site com valores entre R$ 60 e 280. Lembrando que no site você também encontra a programação completa desta edição.

Ah, e não esqueça de acompanhar o evento também no Instagram @festivaldecinemadegramado, todas as novidades e atrações são publicadas por lá!  

Alerta de spoiler: confira alguns dos filmes que serão exibidos este ano!

Filme "Sonhar com Leões".

Tem coisas que só a Família Fioreze faz por você, não é mesmo? E citar alguns dos filmes que serão exibidos no 53º Festival de Cinema de Gramado, para que você possa se programar, é uma delas! 

A obra que abre o evento este ano é “O Último Azul”, novo longa-metragem do renomado cineasta Gabriel Mascaro. Premiado com o Urso de Prata no Festival de Berlim, o filme faz sua primeira exibição no Brasil em sessão hors concours, no dia 15 de agosto, no Palácio dos Festivais. 

A produção consiste em uma jornada poética e provocadora pelos rios da Amazônia, sendo estrelada por ninguém mais ninguém menos do que Rodrigo Santoro, Denise Weinberg, Miriam Socarrás e Adanilo! Imperdível, não é?

Se você é fã de longas-metragens, o Festival de Cinema de Gramado conta com obras que prometem emocionar, provocar e traduzir a diversidade criativa do nosso cinema. Então, conheça os longas-metragens brasileiros que disputam o Kikito

  • Cinco tipos de medo (Bruno Bini) 
  • (Laís Melo) 
  • Sonhar com leões (Paolo Marinou-Blanco) 
  • Papagaios (Douglas Soares) 
  • Querido Mundo (Miguel Falabella)
  • A natureza das coisas invisíveis (Rafaela Camelo) 

Já a Mostra Gaúcha de Curtas, que celebra a produção audiovisual do Rio Grande do Sul, conta com uma seleção de obras marcada pela diversidade temática  e estética. Entre as produções que serão exibidas estão: 

  • Enfim S.O.S (Zaracia)
  • Bom Dia Maika (Eddy Ramos) 
  • Fuá – O Sonho (Viviane Jag Fej Farias e Amallia Brandolff) 
  • Imigrante-Habitante (Cassio Tolpolar) 
  • Nhemongarai (Jorge Morinico e Hopi Chapman)
  • O Jogo (Alexandre Mattos Meireles e Chico Maximila) 
  • Quando começa a chover o coração bate mais forte (Mirian Fichtner)
  • O Pintor (Victor Castilhos) 
  • Roxo Lilás Violeta (Theo Tajes) 
  • A Sinaleira Amarela (Guilherme Carravetta de Carli) 
  • E depois de fevereiro (Crystom Afronário) 
  • Estudos sobre a vida em rede (Tuane Eggers) 
  • Gambá (Maciel Fischer) 
  • Mãe da Manhã (Clara Trevisan) 
  • O Correspondente (Thali Bartikoski e Bruno Barcelos)
  • Perro (Aleksia Dias e João Pedro Fiuza) 
  • Safira, o mar e a vida (Luiz Fonseca)
  • Trapo (João Chimendes) 

Outra atração do 53º Festival de Cinema de Gramado é o lançamento da série “Máscaras de Oxigênio (Não) Cairão Automaticamente”, de Marcelo Gomes e Carol Minêm, que após o evento estreia no canal Max. A obra será exibida no Palácio dos Festivais na noite do dia 16 de agosto. Programe-se! 

Baseada em fatos reais, a série se passa durante a epidemia da AIDS nos anos 1980, e acompanha um grupo de comissários de bordo que organiza uma rede clandestina para trazer medicamentos do exterior.

Hospede-se nos hotéis da Família Fioreze! 

Hotel Fioreze Centro, em Gramado
Foto: Divulgação

E, claro, que se você quiser se hospedar perto dos locais de realização do Festival de Cinema de Gramado, só a Família Fioreze conta com as opções ideais de hospedagem, sendo elas o Fioreze Primo, Fioreze Origem e o Fioreze Centro

O Fioreze Centro está localizado na tradicional Rua São Pedro, a apenas 180 metros da Rua Coberta. Quem escolhe este hotel, tem a oportunidade de tomar café da manhã com vista para a Avenida Borges de Medeiros, principal rua da cidade e com sorte até encontrar algum famoso na ida para o Palácio dos Festivais!

Localizados a apenas 800 metros da Rua Coberta, local do Tapete Vermelho, o Fioreze Primo e o Fioreze Origem contam com uma recepção aconchegante, lareira e o chocolate quente com receita exclusiva da família Fioreze, ideal para relaxar depois de curtir a programação do Festival. 

Gostou? Então, faça a sua reserva com a nossa equipe. Estamos te esperando de braços abertos na cidade do cinema!

Deixe uma Resposta