GramadoSerra Gaúcha

Férias em Gramado: como levar seu pet junto na viagem

Por 12 de julho de 2024 Sem comentários

Segundo uma  pesquisa feita pelo site Hoteis.com, 82% dos brasileiros pretendem viajar com os seus animais de estimação. 

Para muita gente, férias é sinônimo de família reunida! E para quem tem um animal de estimação na família, ela só está completa se o bichinho estiver junto. Mas, em muitos casos, levar o pet nessa aventura requer muitos cuidados e uma preparação especial. 

Antes de pegar a estrada ou embarcar no avião com os filhos de quatro patas para Gramado, informe-se quais cuidados especiais que cada animalzinho exige, desde documentação, autorizações e, até mesmo, a maneira correta de transporte. 

Para que a viagem seja segura e sem imprevistos, é bom saber as normas e alternativas de cada meio de transporte, seja de carro, ônibus ou avião. Para ajudar nessa missão, separamos algumas dicas de documentos e cuidados necessários com o seu pet na hora de viajar. Confira:

CUIDADOS AO VIAJAR COM PET DE CARRO: 

  • Antes de “pegar a estrada”, é muito importante conferir se a imunização do seu pet está em dia, principalmente a vacina antirrábica. O indicado é levar o seu bichinho em um médico veterinário antes da viagem. Aproveite e já peça o atestado de saúde animal. Ele pode ser exigido para fins de fiscalização na estrada e até mesmo em hotéis e atrações turísticas.
  • Conduzir o seu pet com conforto e segurança é fundamental, por isso, escolha caixinhas de transporte, cadeirinhas ou cestinhas confortáveis, especialmente se for uma viagem longa. Ah, e não esqueça de colocar o cinto de segurança! 
  • Quem disse que só os humanos têm malas de viagem? O seu pet também entra na brincadeira! Neste caso, o adequado é colocar itens que o bichano esteja acostumado no seu dia a dia como brinquedos, potes de água e comida, caminha e cobertores quentinhos e itens para banho, caso seja necessário.
  • Não se esqueça da coleira de identificação do seu cãozinho ou gatinho. Ela é fundamental no caso do seu pet se perder, por isso deve conter dados básicos como nome do animal e nome e telefone dos tutores.
  • Para evitar que o seu cãozinho ou gatinho fique enjoado durante a viagem, o ideal é fornecer pouca quantidade de alimento e água antes de pegar a estrada. 
  • Viagens de carro dão uma maior liberdade. Portanto, opte por viajar perto do amanhecer ou anoitecer. Assim, o seu pet não terá problemas com o calor.
  • Programe paradas em viagens mais longas. Faça pausas a cada duas horas para que o seu companheiro possa tomar água e esticar as pernas, ou melhor, as patas!

CUIDADOS AO VIAJAR COM PET DE ÔNIBUS: 

  • Para viagens de ônibus com o seu animal de estimação, é obrigatória a apresentação do Atestado Sanitário Para Trânsito de Cães e Gatos. Mas, atenção: o documento deve ser expedido por um médico veterinário pelo menos 10 dias antes da viagem. 
  • Priorizando o conforto e segurança dos demais passageiros, em viagens de ônibus, são aceitos somente animais de pequeno porte. Verifique com antecedência raça e peso máximo aceitos pela empresa que fará a sua viagem.
  • Assim como nas viagens de carro, não esqueça da Carteira de Vacinação do seu animalzinho. Ela deve ser apresentada na hora do embarque, com a comprovação de que a imunização do seu pet está em dia.
  • Cada empresa de ônibus pode ter suas próprias regras em relação ao transporte de animais de estimação, por isso, informe-se com antecedência sobre as exigências e evite transtornos. A empresa que realiza o transporte urbano de Porto Alegre e outras localidades até Gramado é a Citral. Para tirar suas dúvidas, você pode entrar em contato com a empresa através do link ou pelo telefone (54) 3282-1185. 
  • De acordo com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER-RS), o peso do animal – cão ou gato – não pode ultrapassar 8kg, exceto para cães-guia acompanhado do portador de deficiência visual. Mais informações você encontra no site do órgão

CUIDADOS AO VIAJAR COM PET DE AVIÃO: 

  • O transporte aéreo é seguro, mas as condições de pressurização e altitude são variáveis em cada voo. Por isso, antes de embarcar, leve seu pet ao veterinário para fazer um check-up e conferir se todas as vacinas e vermifugação estão atualizadas. Ao final da consulta, não esqueça de solicitar o atestado médico, ele é documento obrigatório para  embarque.
  • Viajar bem próximo dos seus pets, nem sempre é possível. Por isso, para garantir conforto e bem-estar do seu cãozinho ou gatinho, adquira um “Kennel” (caixa de transporte específica para viagens aéreas) para a viagem. Ela deve ser resistente, impermeável, bem ventilada e no tamanho que o seu pet consiga ficar de pé e confortável.
  • Chegue cedo no aeroporto: uma das normas para viajar de avião com o seu pet é chegar com pelo menos duas horas de antecedência no aeroporto, onde será solicitado o atestado do médico veterinário e cobrada a taxa de serviço.
Fioreze Quero Quero: Melhor Hotel Pet Friendly do Mundo.

Agora que você já conhece todos os cuidados para viajar com o seu animal de estimação para Gramado, é hora de reservar o seu hotel! E nós da Família Fioreze oferecemos três opções de hospedagem Pet Friendly: o Fioreze Quero Quero, considerado o Melhor Hotel Pet Friendly do Mundo, segundo o site de viagens TripAdvisor, o Fioreze Origem e o Fioreze Chalés

Em ambos, aceitamos pets de pequeno porte e a hospedagem deve ser comunicada com antecedência ao hotel, no momento da confirmação da reserva. 

Curtiu? Fale com a gente! Estamos esperando por vocês! 

Deixe uma Resposta