GramadoHospedagemSerra Gaúcha

Dicionário hoteleiro: entenda os significados dos principais termos utilizados por hotéis e pousadas!

Por 25 de novembro de 2024 Sem comentários
Dicionário hoteleiro

O objetivo dessas palavras é unificar a comunicação e facilitar operações do dia-a-dia, tanto para hoteleiros como para viajantes. 

Você está com viagem programada para Gramado e na hora de fazer a sua reserva de hospedagem se depara com termos como “all inclusive”, “day use”, “early check-in” ou até mesmo “quarto deluxe”. Mas, o que todas essas palavras significam?

Assim como todas as áreas profissionais, a hotelaria também possui seus próprios termos técnicos, que tem o objetivo de tornar a comunicação entre hoteleiro, parceiros e viajantes mais ágil, evitando que alguns direcionamentos sejam mal interpretados. 

Se você observar também, a maioria desses termos são em inglês. Isso acontece porque o“dicionário hoteleiro” é conhecido e utilizado mundialmente! Então, vamos juntos saber mais dos significados de cada termo e evitar apuros na hora da sua reserva?

Alimentação e bebidas 

Café da manhã do hotel Fioreze Primo, em Gramado.
Foto: Divulgação/Fioreze Primo

A área responsável pelos alimentos e bebidas servidos ou oferecidos por uma pousada, hotel ou resort é nomeada por duas letrinhas: A e B. É a partir dela que surgem outros termos como: 

All Inclusive: refere-se às hospedagens que oferecem café da manhã, almoço, jantar, lanches e bebidas inclusas. Em alguns casos, como hotéis e resorts de grande porte, estão inclusos ainda serviços adicionais e passeios. 

Brunch: trata-se do regime de alimentação em que combina elementos do café da manhã (breakfast) e do almoço (lunch). Por exemplo, são servidos pães e iogurtes, mas também pratos quentes como massas e risotos. Essa modalidade de refeição, geralmente, começa a ser servida às 11h e garante bastante energia para um dia repleto de passeios! 

CM, café da manhã ou breakfast: é quando os hotéis, pousadas ou resorts oferecem apenas o café da manhã. Nesse sentido, são três variações possíveis: 

  • American Breakfast ou café americano, onde são servidos pão de forma, ovos, bacon ou salsicha, geleia, manteiga, panquecas, cereal, suco, chá ou café. 
  • Continental Breakfast é um modelo de café mais simples, com pão, torradas, manteiga, leite e café.
  • English Breakfast mais comum no Reino Unido, esse regime de alimentação oferece torradas, ovos, bacon, geleia, manteiga, cereal, chá ou café.

Nesse sentido, se você já se hospedou no nosso hotel Fioreze Primo, sabe que o café da manhã é um diferencial! Além de todas as delícias de um tradicional café da manhã de hotel, são oferecidos alimentos especiais se você tem restrições alimentares e um Espaço Vegano, com quitutes sem ingredientes de origem animal.

Já no novo empreendimento da Família Fioreze, as Cabanas Tio Müller, o café da manhã é em estilo colonial com mais de 60 variedades entre doces e salgados! 

Full Board (FAP) ou pensão completa: o regime FAP ou “pensão completa” inclui dentro do valor da diária as principais refeições do dia (café da manhã, almoço e jantar), mas não inclui bebidas ou outro tipo de alimentação como lanches. Estas opções podem ser adquiridas à parte junto ao hotel.

Meia Pensão (MAP): já o regime de “meia pensão” inclui o café da manhã e mais uma refeição de sua escolha, sendo as opções almoço ou jantar.  

Ocupação e reservas  

Recepção do hotel Fioreze Centro, em Gramado.
Foto: Divulgação/Família Fioreze

Os termos do processo de ocupação e reserva são, de certa forma, mais conhecidos se você costuma viajar com frequência. Mas, sabemos que muitas vezes não é possível compreender o que cada palavra descrita no site do hotel, pousada ou resort significa. Então, vamos às traduções! 

Allotment: é quando o hotel reserva determinado número de acomodações para intermediários, como as agências de viagens, por exemplo. Isso permite que os quartos sejam reservados sem a necessidade de consultar a disponibilidade do empreendimento. 

Check-in: é o momento da sua chegada e registro no hotel. Aqui, você fornece algumas informações cadastro e recebe a chave do quarto. Nos hotéis Fioreze,  antes de ir para a acomodação, pode tomar um cafezinho, chá ou chocolate quente com biscoitos ou bolinho, disponíveis em nossas recepções! 

Check-out: é o momento de registrar sua saída do hotel. Aqui também é realizado o fechamento da sua conta, com possíveis gastos adicionais que você teve durante a estadia. Lembre-se de fazer o check-out, ele é fundamental para registrar que você não está mais ocupando aquele quarto ou habitação. 

Day use: quem nunca pensou em reservar um hotel só para descansar e usufruir de serviços como café da manhã e piscina? O day use é exatamente isso, você paga uma tarifa especial, que permite a utilização das instalações e serviços de um hotel como piscinas, restaurante, sala de jogos, spa, por um dia e período de tempo específicos, sem passar a noite nele. 

Early check-in: se você já chegou ao destino de viagem antes do horário calculado, vai entender bem o que é o “early check-in”. Em tradução livre, é quando você faz o seu check-in antes do horário estabelecido pelo hotel. Neste caso, quando não é abonado, pode ser cobrada uma taxa adicional semelhante a uma diária extra ou day use pela antecipação. 

Late check-out: o “late check-out” é o inverso ao “early check-in”, quando você encerra a sua estadia após o horário de check-out estabelecido pelo hotel. Mas, atenção: é muito importante avisar o hotel que pretende sair algumas horas mais tarde. Caso não seja alinhado, também pode resultar em uma cobrança adicional. O “late check-out” pode ser fundamental em ocasiões que você precisa de mais tempo para terminar de arrumar as malas ou dormir até um pouco mais tarde.

No Show: é uma reserva confirmada, mas que o hóspede não comparece e não cancela com antecedência. Nesse caso, pode resultar em uma cobrança pelo não comparecimento. 

Upgrade: o “upgrade” é o sonho de muitos viajantes. É o caso em que você é beneficiado com um quarto de categoria superior àquele que foi reservado. É comum hotéis darem um “upgrade” quando há algum tipo de festividade na estadia, como aniversário ou lua de mel. 

Unidade Hoteleira (UH): representa cada quarto de um hotel, pousada ou resort. No caso da Família Fioreze, você pode escolher entre seis opções de hospedagem: Fioreze Quero-Quero, Chalés Fioreze, Fioreze Primo, Fioreze Centro, Fioreze Origem e Cabanas Tio Müller! Todos eles foram pensados para atender o seu motivo de viagem e pertinho de tudo o que você mais ama em Gramado! 

Acomodações 

Acomodação do hotel Fioreze Quero-Quero, em Gramado.
Foto: Divulgação Fioreze Quero-Quero

Levante a mão se, pelo menos uma vez, você não entendeu a diferença entre um “twin room” e um “quarto deluxe”. Como a maioria dos termos são em inglês, é bem comum ficarmos na dúvida do que significa. Para te ajudar, listamos os significados das principais modalidades de quartos. Confira: 

Single Room (SGL): é a acomodação pensada para atender uma única pessoa e geralmente é composta por uma cama de solteiro.

Double Room (DBL): é o quarto projetado para acomodar duas pessoas, possuindo geralmente uma cama de casal. No chalé do Fioreze Quero-Quero, por exemplo, você pode escolher a acomodação especial para casais em lua-de-mel, que conta com uma cama queen size de massagem vibroterápica, travesseiros com recorte anatômico e banheira de hidromassagem. 

Twin Room (TWN): o “twin room” também acomoda duas pessoas, mas, ao invés de uma cama de casal, este quarto é composto por duas camas de solteiro, proporcionando mais espaço se for a preferência do hóspede. Essa configuração pode ser útil no caso de uma viagem corporativa onde dois colegas irão dividir o mesmo quarto, por exemplo.

Triple Room (TPL): este quarto acomoda três pessoas, podendo haver diferentes configurações como três camas de solteiro ou uma cama de solteiro e uma de casal, por exemplo. Se você pretende se hospedar no Fioreze Primo, uma ótima opção é escolher a acomodação “Triplo Luxo”. Com 17 m², esse quarto é perfeito se você quiser ficar juntinho da família e também para aproveitar dias especiais e feriados prolongados! 

Standard (STD): já os quartos “standard” são simples, com amenidades básicas e serviços padrão de um hotel. No Fioreze Centro, a acomodação “Quarto Econômico Casal” é uma versão dessa modalidade. A composição dos móveis e decoração, feita sob medida, fazem deste quarto uma opção prática para casais sem filhos e com um ótimo custo x benefício.

Superior: refere-se aos quartos mais amplos, com mobília mais sofisticada, vistas privilegiadas, banheiros mais complexos e serviços adicionais. Se a sua escolha de hospedagem foi o Fioreze Origem, esse nosso empreendimento oferece o quarto “Quádruplo Luxo”. Em estilo cabana, essa acomodação proporciona uma experiência única e aconchegante em um espaço de 34 m²! Demais, não é?

Deluxe (DLX): por fim, os quartos “deluxe” são os mais luxuosos de um hotel, oferecendo qualidade superior em todos os aspectos, desde o tamanho da mobília até os serviços. Nesse sentido, o apartamento “Super Luxo com hidromassagem” das nossas Cabanas Tio Müller, são uma excelente opção de hospedagem! Pensado para o seu bem-estar, essa acomodação possui banheira de hidromassagem com cromoterapia, sacada com vista para o jardim e ainda para os dias mais frios calefação, deixando a estadia ainda mais aconchegante!

Outros termos utilizados na hotelaria

Foto: Divulgação/Família Fioreze

Amenities: são os produtos disponibilizados pelo hotel aos hóspedes como shampoo, sabonete e toalhas. 

Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH): é aquele documento que você preenche no momento do check-in, fornecendo algumas informações como nome completo, endereço e contatos ao hotel.

Pax: trata-se do número de hóspedes.

Room Service: é um serviço em que você pede a entrega de comida e bebida em seu quarto.

Voucher: é o contrato entre você e o hotel e que serve como um comprovante dos serviços contratados no momento da reserva. Com ele você pode fazer o check-in, confirmando que a reserva foi realizada.

Wake-up Call: é uma chamada que você solicita aos recepcionistas do hotel para te acordar em um determinado horário.

Front Office: é a famosa equipe da recepção! São eles que cuidam do check-in, check-out, atendimento telefônico, gerenciamento das reservas e outras necessidades dos hóspedes.

Concierge: é o funcionário que te ajuda com tudo o que precisar, desde reservas até informações sobre a cidade e transporte!

Housekeeping: é a equipe que cuida da limpeza e arrumação dos quartos e áreas comuns do hotel, pousada e resort. 

Camareira: são as pessoas responsáveis por arrumar, limpar e higienizar as acomodações e áreas comuns, garantindo o seu bem-estar durante a estadia.

E aí, curtiu este post? Qual significado mais te surpreendeu? Aproveite e leia também: 

Final de ano na Serra Gaúcha: 10 opções de ceias para celebrar as festas em Gramado e Canela 
Hotel Cabanas Tio Müller é o novo empreendimento da Família Fioreze em Gramado! 
Cidades pertinho de Gramado: 6 lugares para incluir na sua viagem à Serra Gaúcha

Deixe uma Resposta