A 52ª edição do tradicional evento de Gramado acontece de 09 a 17 de agosto.
Visitar Gramado no inverno significa conhecer o famoso “friozinho da Serra Gaúcha”, experimentar o clássico fondue, e claro, curtir toda a programação do Festival de Cinema de Gramado!
O evento, que está em sua 52ª edição e é um dos mais importantes do país, reúne exibições de longas-metragens gaúchos e brasileiros, longas-metragens documentais, curtas-metragens gaúchos e brasileiros, além de sessões infantis, debates, mostras paralelas (acessível, infantil e cinema nos bairros) e exibições hors concours.
Programado para acontecer de 09 a 17 de agosto, este ano, o Festival mantém seu histórico de resiliência e resistência, sendo o primeiro grande evento realizado em território gaúcho após as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio.
Se você tem viagem agendada para Gramado agora em agosto, não deixe de incluir o Festival de Cinema no seu roteiro. Mas, antes, conheça um pouco mais do evento!
A história do Festival de Cinema de Gramado
Realizado desde 1973, o Festival de Cinema de Gramado é um elo importante entre a comunidade de Gramado e o audiovisual brasileiro. Ao longo dos anos foi se concretizando como um dos eventos mais importantes do segmento no país, além de ser o maior festival de cinema ininterrupto do Brasil.
Chega a sua 52° edição com mais de 300 homenageados de destaque nacional e mais de mil kikitos entregues a diretores, atores e produtores de cinema. As homenagens incluem troféus como o Kikito de Cristal, Oscarito, Eduardo Abelin e Cidade de Gramado, que celebram contribuições significativas para o cinema brasileiro e ibero-americano.
O inverno é a estação do evento desde 1992 em que Gramado se transforma em ponto de encontro para debates e celebrações, se mantendo como um termômetro das tendências e transformações do cinema contemporâneo. Se você vem a Gramado em agosto, é impossível ficar de fora do Festival, garanta o seu ingresso clicando aqui e assista aos filmes, conheça as celebridades e desfile pelo tapete vermelho.
Kikito: O Deus do Bom Humor
Um dos símbolos máximos do cinema nacional, o Kikito é o troféu entregue aos vencedores do Festival de Cinema de Gramado desde sua primeira edição. Criado por Elizabeth Rosenfeld, a estatueta representa o Deus do Bom Humor.
Até 1989, o Kikito era esculpido em madeira de imbuia pelo artesão gramadense, Xixo. A partir de 1990, a estatueta passou a ser confeccionada em bronze e carrega o simbolismo do sorriso, a alegria e a celebração.
A estatueta reforça a identidade do Festival de Gramado como um momento de celebração da arte cinematográfica, características que permeiam não só o evento, mas também a cidade de Gramado.
Conheça os homenageados da 52ª edição
Reconhecido como um dos mais importantes eventos de cinema da América Latina, o Festival de Cinema de Gramado é conhecido também por suas homenagens, que levam até a cidade grandes personalidades nacionais e internacionais do audiovisual. Nomes como Vera Fischer, Matheus Nachtergaele, Jorge Furtado e a alemã Mariette Rissenbeek já estão confirmados para esta edição!
Grandes nomes do cinema brasileiro estarão em Gramado
Quando se fala de Festival de Cinema de Gramado, um dos pontos altos do evento, é a presença de artistas no famoso Tapete Vermelho da Rua Coberta. Afinal, todo mundo quer garantir um registro com o seu ídolo, não é mesmo?
Este ano, alguns dos confirmados são Babu Santana, Dira Paes, Felipe Camargo, Ítala Nandi, Jorge Furtado, Luis Miranda, Louise Cardoso, Matheus Nachtergaele, Nicola Siri, Rafa Vitti, Roney Villela e Vera Fischer.
Participe!
Muitas pessoas não sabem, mas, visitantes e moradores podem assistir às sessões dentro do imponente Palácio dos Festivais, passar pelo tapete vermelho, assistir às premiações e homenagens e ainda ficar pertinho dos artistas! Para viver essa experiência com o melhor do audiovisual em Gramado, basta adquirir ingresso para o dia desejado.
Os bilhetes já estão disponíveis no site com valores entre R$ 60 e R$ 270. Lembrando que no site você também pode encontrar a programação completa desta edição.
Para entrar no clima do evento, acompanhe o Festival também no Instagram: @festivaldecinemadegramado.
Hospede-se nos hotéis da Família Fioreze!
Se você quiser se hospedar perto dos locais de realização do Festival de Cinema de Gramado, a Família Fioreze conta com duas opções ideais de hospedagem: o Fioreze Primo e o Fioreze Centro.
Localizado a apenas 800 metros da Rua Coberta, local do Tapete Vermelho, o Fioreze Primo conta com uma recepção aconchegante, lareira, vinhos da região e o chocolate quente com receita exclusiva da família Fioreze, ideal para relaxar depois de curtir a programação do Festival. Um dos diferenciais deste nosso hotel é que aqui você também pode recarregar seu carro elétrico de forma gratuita e a hora que precisar!
Já o Fioreze Centro está localizado na tradicional Rua São Pedro, a apenas 180 metros da Rua Coberta. Quem escolhe este hotel, tem a oportunidade de tomar café da manhã com vista para a Avenida Borges de Medeiros, principal rua da cidade e com sorte até encontrar algum famoso na ida para o Palácio dos Festivais!
Lembrando que, se você vier com o seu carro elétrico ou híbrido, em qualquer um destes hotéis, você pode recarregá-lo de forma gratuita e a hora que precisar!
Gostou? Faça a sua reserva com a nossa equipe. Estamos te esperando de braços abertos na cidade do cinema!
Leia também:
O que levar na mala para curtir a estação mais fria do ano em Gramado
4 eventos para conhecer em Gramado no segundo semestre
Conheça 10 atrações para curtir Gramado em dias de chuva