AtraçõesGramadoHospedagemPet FriendlySerra GaúchaViagem

Passeios para fazer no inverno em Gramado

Por 30 de maio de 2025 Sem comentários

O famoso friozinho de Gramado inicia em junho e transforma a cidade em um dos destinos mais procurados do Brasil. 

O mês de junho está chegando e, com ele, o início do inverno, estação que transforma Gramado em um dos destinos mais procurados do Brasil, já que é a época perfeita para quem deseja conhecer de pertinho o famoso “friozinho da Serra” e, com um pouquinho de sorte, presenciar a tão esperada neve na cidade.

Para você ter uma ideia, a partir do mês de junho as temperaturas já começam a cair em Gramado, podendo muitas vezes se aproximar de 0ºC durante as madrugadas. Além disso, as manhãs na cidade costumam ter neblina, o que reforça o clima europeu que o lugar tem, enquanto durante o dia, em alguns momentos, apresenta sol e céu azul.

Durante os meses de inverno (de junho a setembro), as médias históricas de temperatura em Gramado são: 

  • Junho: mínima de 10ºC e máxima de 18ºC
  • Julho: mínima de 9ºC e máxima de 18ºC
  • Agosto: mínima de 10ºC e máxima de 20ºC
  • Setembro: mínima de 11ºC e máxima de 21ºC

Se você tem viagem programada para a cidade nestes meses, leia também os nossos posts aqui do blog sobre o que levar na mala para curtir a estação mais fria do ano em Gramado e passeios para fazer em dias de chuva. Afinal, o inverno na Serra Gaúcha, também é sinônimo de dias mais chuvosos! 

Agora, se você quer saber quais passeios fazer e quais experiências vivenciar para aproveitar ao máximo o inverno de Gramado, confira essas sugestões que a Família Fioreze preparou pra ti: 

Foto no termômetro! Faça um registro das baixas temperaturas de Gramado

RELÓGIOS SUÍÇOS COM TERMÔMETRO DE GRAMADO.
Foto: Divulgação

O friozinho de Gramado fica ainda mais interessante com os passeios e atrações que a cidade oferece. E por falar em baixas temperaturas, a nossa primeira dica de atração para você incluir no seu roteiro de inverno na cidade são os famosos relógios suíços com termômetros, distribuídos pelo centro do lugar, como ao lado da Igreja Matriz São Pedro.

Muita gente não sabe, mas esses relógios possuem alta tecnologia e utilizam de peças importadas para que a hora e a temperatura estejam sempre corretas. Portanto, durante a sua visita a Gramado, dê uma paradinha para fazer um registro ao lado deles e ter uma recordação especial da cidade! 

Depois de tirar muitas fotos no relógio suíço, aproveite para conhecer a famosa Igreja Matriz São Pedro. Inaugurada na década de 1940, a casa religiosa foi inspirada no estilo romano e tem revestimento feito com pedras basálticas, além de possuir uma torre de 46 metros de altura

Outra curiosidade da matriz é que seus imensos vitrais sacros foram pintados pelo artista alemão Pedro Dobmeier e representam imagens da vida do apóstolo Pedro, padroeiro de Gramado, ao lado de Jesus Cristo. Programe-se: a Igreja Matriz São Pedro funciona todos os dias, das 7h30 às 21h

Conheça as malharias da cidade

LOJAS DE ROUPA DE MALHA, EM GRAMADO.
Foto: Divulgação/Gramado Blog

Inverno em Gramado pede roupas quentinhas e confortáveis, concorda com a gente? Principalmente para quando as temperaturas estiverem negativas! Portanto, a nossa segunda sugestão de passeio para fazer em Gramado no inverno é ir às compras nas tradicionais malharias da cidade. 

Lá, você encontra desde roupas de lã, até gorros, cachecóis, casacos, luvas, lenços e mantas. As lojas que recomendamos são Aurora Wear (Avenida das Hortênsias, 5570), Malhas Micheline (Avenida Borges de Medeiros, 2433), Tomasini Tricot (Avenida das Hortênsias, 572) e Vimaj Malhas (Rua Garibaldi, 94, sala 2). 

Desfrute da gastronomia local 

CANTINA PASTASCIUTTA, EM GRAMADO.
Foto: Divulgação/Cantina Pastasciutta

Entre um passeio e outro, uma ótima ideia para aproveitar ao máximo o inverno de Gramado, é se deixar envolver pelos sabores únicos de sua rica gastronomia, o que é uma atração à parte, vamos combinar! 

Durante os meses mais frios na cidade, o ideal é optar por pratos como o famoso fondue, com seus queijos, carnes e chocolates artesanais; os cafés coloniais, que oferecem uma refeição completa; as cantinas italianas com a combinação clássica de massa, galeto e maionese e também com opções sopas e cremes. Já para aquele docinho a qualquer hora do dia, não deixe de se deliciar com os chocolates quentes e sobremesas servidos em lugares icônicos como a Casa da Velha Bruxa e Prawer Chocolates

Passeie pela cidade com a famosa Fumacinha 

PASSEIO DE FUMACINHA, EM GRAMADO.
Foto: Divulgação

Se você quiser passear com conforto por Gramado durante o inverno, outra dica de passeio é o Bondinho Fumacinha. Circulando pelas ruas da cidade desde 1979, a atração realiza um passeio de aproximadamente 1h10 passando pelos principais bairros e ruas centrais da cidade, com paradas para caminhada e fotos nos principais pontos turísticos, como o Lago Negro

A bordo de um típico ônibus antigo, o Bondinho Fumacinha tem saídas diárias (exceto em dias com clima ruim) às 9h45, 11h, 12h30, 14h e às 15h15, na frente da Igreja Matriz São Pedro. Os ingressos podem ser adquiridos clicando neste link. É memorável!

Aproveite a temporada de inverno dos hotéis Fioreze!

MELHOR CHOCOLATE QUENTE DE GRAMADO.
Foto: Família Fioreze

Quem se hospedar nos hotéis da Família Fioreze durante o inverno de Gramado, tem a oportunidade de aproveitar a temporada especial que preparamos.

Por exemplo, até 31 de agosto você poderá degustar, de forma gratuita em nossas recepções o “melhor chocolate quente de Gramado”, segundo os nossos hóspedes, assim como, saborear chás em opções quentes e aromáticas durante toda a estadia. Você também poderá provar o pinhão, fruto da Araucária e famosa iguaria que faz parte da nossa identidade local, uma experiência autêntica e cheia de sabor e tradição.

Outro agrado que preparamos especialmente para você é o “coffee break”, disponível todos os dias após os seus passeios e que conta com produtos típicos da estação, perfeitos para tardes mais aconchegantes em Gramado! 

Já se você tem viagem programada para Gramado no Dia dos Namorados, entre os meses de junho e julho realizamos ainda o “Mês dos Namorados”, com decoração especial e valores especiais na hospedagem para casais em todos os nossos hotéis! Não vai perder, hein?! 

Nestes meses, todas as nossas unidades terão também “Festa de São João”, com coquetéis temáticos juninos e “Aula de Chimarrão” todos os sábados, onde você irá aprender como preparar essa bebida típica do Sul e que é ótima para se esquentar nos dias rigorosos do inverno em Gramado.

Imperdível, não é? Então, se hospede com a gente e viva o melhor do inverno de Gramado! 

Deixe uma Resposta