Quem já esteve no Rio Grande do Sul em algum momento de sua vida conhece ou ouviu falar sobre as tradições que esta terra possui. E podemos afirmar que a mais conhecida e apreciada por aqui é o CHIMARRÃO.
A bebida possui origem no povo indígena Guarani, e foi adotada pelos colonizadores do estado já nos primeiros anos de ocupação, tornando-se um dos grandes símbolos do nosso estado.
Por ser uma bebida quente, o chimarrão combina perfeitamente com os dias mais frios do ano, quando as temperaturas baixas solicitam intervenções aconchegantes. Isso não quer dizer que não existam gaúchos que ‘’tomam seu mate’’ no alto do verão, muito pelo contrário, é bastante comum ver os veranistas na praia com sua térmica, cuia e erva mate.
Mas você sabe porque esta é a opção para todas as horas por aqui?
O chimarrão é o colaborador fundamental para rodas de conversa, onde as pessoas se reúnem para contar histórias, compartilhar experiências e jogar conversa fora.
É muito comum ver, ao final do dia, os casais, as famílias e grupos de amigos se reunindo em praças, parques ou até na frente de suas casas para ter alguns instantes de lazer com suas pessoas queridas e, junto disso, está o chimarrão.
Quando estiver planejando sua vinda para o Rio Grande do Sul, não deixe de apreciar esta experiência!